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Estrutura

O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.

Este serviço é semelhante ao de uma residência e deve ser inserido em áreas residenciais. Todavia, não podem ser identificado com placas, a fim de evitar a estigmatização dos acolhidos. O abrigo também deve promover o uso dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local aos acolhidos.

O acolhimento de crianças e adolescentes devem estar voltados para a preservação e fortalecimento das relações familiares e comunitárias. O afastamento da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.

Cada Lar Aprisco possui uma estrutura independente, buscando um ambiente aconchegante e familiar, com colaboradores contratados exclusivamente para o serviço, e uma equipe técnica exclusiva para o atendimento psicossocial dos acolhidos, e educadores que recebem capacitação continuada.

Atividades

Atividades Monitoradas

O Lar Aprisco proporciona para as crianças e adolescentes uma série de atividades e oficinas, que são votadas para o autoconhecimento e a preparação para a vida adulta.
Conhecer e realizar passeios e visitas nas instituições públicas e privadas.

Reforço Escolar

As crianças e adolescentes, no contraturno escolar, participam das atividades promovidas pelo CRAS, e de projetos que contemplam a contratação de professores, para auxiliar em suas dificuldades com as matérias escolares.

Atividade ao Ar Livre

Na busca de conhecimento cultural e territorial, as crianças e adolescentes fazem visitas, frequentam espaços comunitários e praticam diversas atividades ao ar livre, sempre acompanhados com a equipe de educadores.

Esportes Variados

O esporte é a pratica de uma atividade física, que é necessária no dia a dia. Sendo assim é direcionado as crianças e adolescentes, dentre os esportes ofertados pelo município, quais ele mais se identifica e gosta de praticar.

Cantinho Criativo

Artesanato em geral

  • Desenvolver habilidades manuais para que possa explorar e expandir a criatividade e consequentemente despertar para o exercício de novos trabalhos artesanais;
  • Desenvolver a atenção, concentração e coordenação motora;
  • Promover a socialização e o espírito cooperativo incentivando-o através da troca de materiais, durante a realização das tarefas.
  • Estimular datas comemorativas com a utilização dos artesanatos confeccionados pelos acolhidos.

Puro Verde

Jardim e Horta

  • Estimular a participação na produção, consumo e importância das hortaliças e jardinagem;
  • Ampliar e reforçar as informações que são passadas para as crianças e adolescentes no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares, consumo de alimentos naturais quanto ao valor nutricional e funcional dos vegetais na alimentação, mudando assim, os hábitos alimentares.

Playground Crianças

O Lar Aprisco busca ter em suas casas de acolhimento, um espaço reservado para o lazer e brincadeiras, onde todos possam participar e se divertir.

Religiosidade

O Estatuto da Criança e Adolescente garante à criança e ao adolescente o direito à liberdade religiosa. O Art. 16, inserido no capítulo sobre liberdade, respeito e dignidade, garante à criança o direito à crença e ao culto religioso, tanto quanto garante o direito da criança de brincar, praticar esporte e se divertir, dada a relevância do tema na proteção e desenvolvimento integral infanto juvenil.

Higiene Pessoal e Beleza

  • Aumento do interesse por aprender;
  • Estimula a criatividade;
  • Desenvolvimento de novas habilidades como lidar com problemas e ferramentas de pesquisa,
  • Aumento da atenção no momento da execução das tarefas; Desenvolvimento da imaginação;
  • Capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa e lúdica;

– Desenvolvimento da linguagem e comunicação;

– Associação de figuras, formas, objetos, letras, palavras, animais, sons, entre outros;

– Desenvolvimento do intelecto e da autonomia;

Sexualidade

  • Realizar a conscientização, orientação e sensibilização dos acolhidos, onde são abordados temas como puberdade, menstruação, ovulação e uso correto de absorvente;
  • Propiciar educação sexual aos acolhidos em assuntos como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e etc;
  • Abordar e orientar sobre as descobertas e mudanças corporais que os adolescentes passam a ter no período em que estão acolhidos.

Apriscolícias - Culinária

  • Desenvolver noções de cálculo, de tempo no preparo das receitas, noções de peso e tamanho dos ingredientes e a noção de frio e calor;
  • Valorizar a organização, preparando o ambiente e os utensílios que serão utilizados no preparo das receitas, bem como limpeza e conservação dos mesmos;
  • Auxiliar na preparação e elaboração de receitas simples (doces, pães, bolos, salgados);
  • Organização da mesa: pôr e tirar a mesa, a toalha, os guardanapos, os pratos, os talheres e adornos.

Fazendo Minha História

Oferecer meios de expressão para que cada criança ou adolescente  acolhido conheça e se aproprie de sua história de vida;

  • Ajudar meninos e meninas acolhidos a compreender, valorizar e criar uma versão própria e transformadora para sua trajetória de vida;
  • Contribuir para que crianças e adolescentes reconheçam seu valor e registrem suas histórias;
  • Propiciar que profissionais dos Serviços de Acolhimento conversem afetivamente com as crianças e adolescentes sobre suas histórias de vida;
  • Propiciar a criança e adolescente a construção e elaboração do período em que permaneceu acolhido, como parte de sua trajetória, ressignificando sua história e levando o álbum após seu desligamento.

Capoeira

  • A atividade conta com benefícios como: difunde o valor da defesa – e não do ataque; ajuda na formação moral; desenvolve e amplia a cognição; desperta a curiosidade infantil; promove o desenvolvimento físico e motor; estimula o controle emocional; combate as inibições; Reduz estresse e ansiedade;
  • A atividade auxilia a criança e o adolescente a familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios envolvem todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos.
  • Também ajuda no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
  • Assim, a capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da modalidade.

Musicoterapia

  • A Musicoterapia é uma disciplina de caráter natural e não farmacológica cuja ferramenta de trabalho é a música e os seus componentes, utilizando-a como sons, estruturas rítmicas ou partes musicais. Usa-se cada vez mais para conseguir de uma forma natural resultados terapêuticos tanto a nível psicomotor, como a nível psicológico e energético.
  • A atividade conta com benefícios como: Desenvolver habilidades sensório-motoras; Promover uma melhor orientação e atenção; Desenvolver a memória; Desenvolver habilidade de interpretação e comunicação; Melhorar as habilidades interativas e de grupo; Desenvolver a capacidade de intimidade interpessoal; Combater o estresse e a depressão e ansiedade; Aumentar a capacidade respiratória; Estimular a coordenação motora.

Oficina de Leitura

  • Fortalece a conexão com quem lê para a criança (pais, familiares ou cuidadores);
  • Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;
  • Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade;
  • Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções;
  • Auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro);
  • Minimiza problemas comportamentais, como agressividade;
  • Desenvolve a linguagem oral;
  • Favorece o aprendizado da escrita;
  • Funciona como um exercício contínuo de organização do pensamento, que se expressa em fala e, depois, na escrita;
  • É uma maneira de explorar aqueles temas que a criança mais gosta, informando e tornando a comunicação cada vez mais consistente.

Tecnologia e Informática

  • Aumento do interesse por aprender;
  • Estimula a criatividade;
  • Desenvolvimento de novas habilidades como lidar com problemas e ferramentas de pesquisa,
  • Aumento da atenção no momento da execução das tarefas;
  • Desenvolvimento da imaginação;
  • Capacidade de absorver conteúdos de maneira interativa e lúdica;
  • Desenvolvimento da linguagem e comunicação;
  • Associação de figuras, formas, objetos, letras, palavras, animais, sons, entre outros;
  • Desenvolvimento do intelecto e da autonomia;

Reforço
escolar

As crianças e adolescentes, no contraturno escolar, participam das atividades promovidas pelo CRAS, e de projetos que contemplam a contratação de professores, para auxiliar em suas dificuldades com as matérias escolares.

atividades ao
ar livre

Na busca de conhecimento cultural e territorial, as crianças e adolescentes fazem visitas, frequentam espaços comunitários e praticam diversas atividades ao ar livre, sempre acompanhados com a equipe de educadores.

esportes
variados

O esporte é a pratica de uma atividade física, que é necessária no dia a dia. Sendo assim é direcionado as crianças e adolescentes, dentre os esportes ofertados pelo município, quais ele mais se identifica e gosta de praticar.

playground
crianças

O Lar Aprisco busca ter em suas casas de acolhimento, um espaço reservado para o lazer e brincadeiras, onde todos possam participar e se divertir.

atividades
monitorada

O Lar Aprisco proporciona para as crianças e adolescentes uma seria de atividades e oficinas, que são votadas para o autoconhecimento e a preparação para a vida adulta. Conhecer e realizar passeios e visitas nas instituições públicas e privadas.
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